Alunos do SESI Barreiro conquistam 2º lugar em olimpíada nacional de cartografia
O SESI-MG é destaque mais uma vez! Entre mais de 600 equipes inscritas de todo o Brasil, os alunos Ana Clara Brígido, Isabela Campos, Letícia Lopes e Pedro Jardim, todos da Escola SESI Barreiro General Onésimo Becker de Araújo (GOBA), em Belo Horizonte, conquistaram o 2º Lugar Nacional da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) 2021, ocorrida na última semana, no Rio de Janeiro. Os ganhadores estiveram acompanhados das coordenadoras Flávia Gama e Daniela Duarte.
Os talentos foram premiados em três categorias da OBRAC, sendo elas: 2º Lugar Geral; 2º Lugar em “Corrida de Orientação”; e 3º Lugar em “Curta Metragem”. A disputa aconteceu entre os dias 7 e 11 de fevereiro, no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Os estudantes foram para o Estado vizinho para integrar a competição, experiência que contribuirá para a formação humana e para o futuro de cada um deles.
A participação e a vitória na OBRAC 2021 só foram possíveis graças ao envolvimento e ao esforço de alunos e professores da unidade. De início, os estudantes passaram por provas teóricas, realizadas na plataforma Moodle (software livre, de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual).
Em seguida, houve a realização de exames práticos, que uniram Arte e Ciência – temática da olimpíada neste ano. Assim, os candidatos do GOBA trabalharam na produção da trilha sonora de um curta-metragem (filme, geralmente, de até 30 minutos), sob a orientação da professora de Arte do SESI GOBA, Luisiana Marzano.
Já na área de Geografia, as professoras Flávia Gama e Daniela Duarte desempenharam atividades para a preparação dos alunos, que precisaram criar uma coleção de mapas. Os candidatos estudaram técnicas de utilização de software de desenvolvimento de mapas e fizeram um minicurso sobre corrida de orientação antes da ida ao Rio. Por fim, a professora de Português, Fabiana Almeida, fez a revisão dos textos.
A OBRAC é uma olimpíada nacional de cartografia reconhecida internacionalmente pela proposta de promover o conhecimento inovador para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como Geografia, História e Matemática.
Além disso, a OBRAC promove o trabalho em equipe, através de uma proposta interdisciplinar, que requer uma relação entre os componentes curriculares nas escolas, o que envolve habilidades necessárias para o desenvolvimento humano no século XXI.
Fonte e Foto: Assessoria SESI