For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
Profissionais de UTIs e urgências são os primeiros vacinados contra a Covid-19

Profissionais de UTIs e urgências são os primeiros vacinados contra a Covid-19

A vacinação contra Covid-19 começou em Belo Horizonte com os profissionais de saúde que atuam em UTIs, nas enfermarias Covid e nos atendimentos de urgência da rede pública e privada. Este é o público que deve ser contemplado com a primeira remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura aguarda uma definição oficial sobre o quantitativo de doses que será repassada à capital pelo Governo do Estado. As doses são da vacina produzida no Instituto Butantan, do laboratório Sinovac Biotech.

O Plano de Vacinação de Belo Horizonte começará a ser executado 24 horas depois do recebimento das vacinas. A primeira fase da vacinação será feita por equipes volantes em UPAs e ambulâncias do SAMU e por vacinadores dos hospitais nas unidades.

Belo Horizonte já conta com insumos em estoque para uso na campanha. Além de seringas, há material para armazenamento das vacinas e veículos para o transporte das equipes volantes e dos imunizantes.

O Plano prevê em fases subsequentes o uso de postos de vacinação na rede SUS-BH, como as 152 salas de vacina nos Centros de Saúde, o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), a Sala do Viajante, as unidades conveniadas, o Centro de Testagem e Aconselhamento (TCA) a Unidade de Referência Secundária (URS) e o Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR Orestes Diniz). Na Rede Privada, as salas de vacinas em clínicas e ainda, caso seja necessário, há possibilidade de uso de postos extras.

Mesmo com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 é muito importante a colaboração da população para evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e a higienização correta das mãos.

O grupo contemplado na primeira fase é:

  • Profissionais que atuam no CTI Covid (Hospitais);
  • Profissionais que atuam no CTI Geral (Hospitais);
  • Profissionais do Pronto Atendimento dos Hospitais;
  • Profissionais das nove UPAs e SAMU;
  • Profissionais que atuam na Enfermaria Covid.

Fonte e arte: PBH

 

deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top