For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
Documentário sobre Barreiro está entre as novidades do Circuito em Casa

Documentário sobre Barreiro está entre as novidades do Circuito em Casa

Na segunda-feira, 3 de agosto, será publicado ao meio-dia no YouTube da Fundação Municipal de Cultura (youtube.com/canalfmc) o documentário Barreiridades, dirigido por Luiz Cláudio Dias e lançado no ano passado. O documentário, realizado pelo Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania, revela a rica e diversa história do Barreiro, de origem colonial e que se transformou em uma macrorregião superpopulosa de Belo Horizonte. O filme também narra as conquistas e dificuldades de alguns de seus moradores, testemunhas das transformações ocorridas durante os anos. Um compartilhamento de visões de futuro do local, que tem vida própria nos corações e mentes de seus habitantes.

Confira as demais atrações da programação:

RADIONOVELA E TEATRO EM MINIATURA

Nesta semana, a Radionovela “Perguntas para Madê”, de Erika Rohlfs e Thiago Gazzinelli e Erika Rohlfs volta a ocupar as ondas da web. O quarto episódio dá sequência à trama que envolve a história de uma ex-detetive envolvida com um importante mistério. O quinto episódio será disponibilizado na quinta-feira (30).

Para quem gosta de teatro de bonecos, a dica é atração do sábado (1), com o Laboratório de Teatro Lambe Lambe de Iasmin Marques, do Grupo Girino. O laboratório propõe uma experiência cênica em miniatura, com a estrutura de pequenos espaços confinados, transmitindo os principais elementos técnicos e as características de linguagem que envolvem esse formato.

CULTURA NA PERIFERIA E SOUNDSYSTEM SOBRE RODAS

Dois encontros virtuais de bate papo destacam a relação entre a arte e a cidade na programação semanal do Circuito em Casa. Primeiro na quinta-feira (30), às 20h, quando será disponibilizada conversa “Produções artísticas periféricas e faveladas: desafios e perspectivas”, reunindo Cristiano Silva Rato, Russo APR, Robert Frank e Elisângela Silva. Todos têm mais de 15 anos de atuação em movimentos culturais, hip-hop, rock negro, educação popular, direitos humanos e fortalecimento de juventudes historicamente vulnerabilizadas.

Já na sexta-feira (31), a partir das 17h, estará disponível o bate papo “Cultura Sound System AmBHulante”, com o Dj Luiz Valente. Personagem da cena urbana e militante cicloativista na capital, ele conta um pouco do projeto que desenvolveu para uma experiência itinerante de música, tecnologia, slow food e esportes não tradicionais pelas ruas de Belo Horizonte, a partir da bicicleta, de energias renováveis e ambientalmente sustentáveis.

SARAU DO COLETIVOZ, MÚSICA COM MILENA TORRES E MOONS

Nos últimos dez anos, o Coletivoz Sarau de Periferia é referência na promoção democrática da literatura em espaços públicos e privados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto já integrou milhares de pessoas e artistas do centro e das periferias, inspirando também outras iniciativas literárias valiosas da capital como o Sarau Vira Lata e o Slam Clube da Luta. Hoje (29), o Coletivoz comemora a sua década de poesia com uma edição virtual do sarau, disponível a partir das 20h.

Na área da música, dois shows integram a programação do Circuito em Casa. Sexta-feira (31), às 21h, estará disponível a apresentação acústica “Prosa e Canção” de Milena Torres. Compositora e intérprete, ela desenvolve trabalho autoral e em parceria com artistas da capital como Marcelo Veronez, Josi Lopes e Black Sonora. No domingo (2), às 19h, será disponibilizado o show especial com o repertório do Moons, banda de Belo Horizonte que desponta na cena independente nacional e no exterior. Em formato solo no estúdio Ilha do Corvo, o cantor e compositor do grupo André Travassos mostra o rock, folk e o indie com inspirações do Clube da Esquina que marcam os três álbuns do grupo.

QUADROS DO PROJETO TERRITÓRIOS CULTURAIS

Voltado à integração da cultura das diferentes regionais de BH mesmo durante o necessário período de distanciamento social, o Projeto Territórios Culturais segue nesta semana com duas atrações. A série “Link de Mestre”, que destaca homens e mulheres mestres de diferentes áreas da cultura popular, terá seu episódio cinco disponível na quarta-feira (29) contando a história de Elias de Souza, do bairro Regina e seu aprendiz na área da luthieria de instrumentos musicais, Jairo Moreira do bairro Santa Rita. No sábado (1), é a vez de mestre Thirley e Ângela da Silva de Oliveira, do Santo André, em um episódio sobre o Afoxé Ilê Odara. Já o episódio de número sete, na segunda-feira (3) enfoca a música e a poesia de raízes rurais com a participação do mestre Teixerinha de Minas e seu aprendiz Márcio Aranha Trovador, ambos do bairro Nova Cintra.

A outra atração dos Territórios Culturais é o quadro Histórias de Alimentar a Alma, que avança na junção de cultura e gastronomia como eixos de fortalecimento das identidades urbanas e culturais em BH. No Bairro das Indústrias, é hora de conhecer, no episódio seguinte, o morador José Racilan, no vídeo que será disponibilizado quinta-feira (30). Contador de histórias e artesão, ele apresenta sua torta de banana no Circuito em Casa. Encerrando a série durante essa semana, o domingo (2) traz Bernardina de Sena, do Alto Vera Cruz. Integrante do grupo Meninas de Sinhá e ativista cultural na comunidade, ela escolheu para o quadro a sua receita de molho de feijão com bacalhau.

Agenda completa em anexo.

A programação do Circuito em Casa é transmitida a partir das seguintes mídias:
Canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube (youtube.com/canalfmc)
Páginas do Circuito no Instagram (instagram.com/circuitomunicipaldecultura
Página do Circuito no Facebook (facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh)
Site do projeto www.circuitomunicipaldecultura.com.br

SOBRE O CIRCUITO EM CASA

O Circuito em Casa busca ampliar as opções culturais para a população que está em casa durante a pandemia da Covid 19, como parte dos esforços da Prefeitura para manter o distanciamento social, conforme as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. A programação foi montada a partir das atividades que já estavam previstas para ocorrer no Circuito Municipal de Cultura, iniciadas no final de 2019 e suspensas em razão dda pandemia. Nesse sentido, o “Circuito em Casa” busca fortalecer a presença dos bens culturais para a população das diferentes regiões da cidade, assim como manter o intercâmbio e a qualificação da cena artística de Belo Horizonte durante o isolamento.

O projeto foi cuidadosamente desenvolvido, a partir das recomendações dos especialistas da saúde, de forma a reforçar o isolamento e proteger os envolvidos. Todos os artistas estão sendo orientados remotamente pela produção do Circuito, com as medidas necessárias contra o contágio do Coronavírus e a formatação de cada apresentação conforme as exigências sanitárias de prevenção à pandemia. Além disso, em todas as apresentações do “Circuito em Casa”, os artistas veicularão mensagens de conscientização ao público, visando ampliar o combate à Covid-19 em Belo Horizonte.

SOBRE O CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

O Circuito Municipal de Cultura foi lançado em dezembro de 2019, junto às comemorações do aniversário de Belo Horizonte. Desde então, movimentou a programação da cidade com apresentações como a de Jorge Ben Jor, na Praça da Estação, e Rincon Sapiência e Tamara Franklin, no Viaduto Santa Tereza, ambos na Zona Cultural Praça da Estação. Foram planejadas mais de 150 atrações artísticas e formativas, locais, estaduais e nacionais, durante 12 meses, contemplando diversas linguagens e o público de diferentes faixas etárias.

SERVIÇO
Circuito em Casa
– Etapa online do Circuito Municipal de Cultura
Data: 28 de julho a 3 de agosto
Mídia: youtube.com/canalfmc; instagram.com/circuitomunicipaldecultura;
facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh

Informações completas no site: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

Fotos: Arquivo Instituto Macunaíma

 

deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top