For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
Ação na academia da cidade no Barreiro alerta para os sintomas da Hanseníase

Ação na academia da cidade no Barreiro alerta para os sintomas da Hanseníase

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira, dia 20/01, ações de conscientização para o diagnóstico precoce da hanseníase.

Na academia da cidade do bairro Lindeia, oito turmas de quarenta pessoas, após os exercícios físicos, realizaram de uma roda de conversa com a educadora física Bruna Maria e a referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Pacis sobre a hanseníase. Na ocasião, houve esclarecimento de dúvidas a respeito das causas da doença, formas transmissão e tratamento.  “Devemos sempre chamar a comunidade, principalmente nos espaços que ela frequenta para conhecer sobre doenças  como a hanseníase. Ela tem cura e  se detectada e tratada precocemente,   de forma adequada, pode evitar incapacidades e as sequelas. Por isso, a necessidade de procurar as unidades básicas em caso de suspeita”, reforça Denise Pacis.

Vanderlúcio Lopes de Souza, de 68 anos, morador do Lindeia e assíduo na academia da cidade achou ótima a iniciativa de receber informes sobre doenças e o tratamento pela rede pública de saúde. “Muitos homens vêm para a academia, mas são relapsos na sua saúde em geral”, relata.  “Aqui os professores Walisson e Bruna sempre reforçam essa importância de conhecer e se cuidar. Agora serei também um mobilizador junto aos amigos e familiares para disseminar o conhecimento sobre a Hanseníase”, finaliza Vanderlúcio.

“Sou técnica de enfermagem aposentada e acho de extrema importância a informação sobre a hanseníase para a população. Muita gente desconhece ou tem preconceito. Não procura o medico para se tratar”,   conta Maria Helena Dias, aluna da academia. Ela reforça a importância das rodas de conversa para todos aos assuntos relacionados à saúde.  “Aqui tem saúde: aqui sabemos cada vez mais!”

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica e potencialmente incapacitante, se não diagnosticada precocemente. A transmissão geralmente ocorre pelas vias aéreas. Após 36 horas do início do tratamento, o paciente não transmite mais a doença, mas é necessário que ele não seja interrompido. O principal sintoma da hanseníase é o surgimento de manchas na pele, em sua maioria, com alteração de sensibilidade. Em 2019 foram notificados 38 casos novos da doença em residentes de Belo Horizonte.

As atividades acontecerão  até o dia 20 de fevereiro em vários locais públicos como academias da cidade e salas de espera das unidades de saúde . As ações também abrangem os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos.

Fonte:PBH
Foto: Kátia Gaspar/PBH

 

Comentários (1)


  1. Muito obrigado por compartilhar essas informações úteis! Eu sempre tento escolher opções mais saudáveis para tratar minha dor de cabeça. Para mais dicas de saúde, confira https://remediopara.com.br

    https://eupaciente.com.br

deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top