Espaço Rock bar!
Lembro-me muito bem quando toquei por lá na primeira vez, ainda com a banda Cuatro, em Agosto de 2009. Logo na entrada, ali na varanda e na pequena arquibancada, eu vi as pessoas bebendo e aguardando. Estava cheio de gente, e tinha famílias inteiras por lá, até crianças. O palco no início era improvisado, no chão mesmo, ali no canto de um dos cômodos, parede em cor azul, logotipo do bar acima de onde encontrava-se a Bateria. Fios, cabos e tomadas por todos os lados, a gente pulava com o som e a adrenalina da música e pra não tomar choque também.
O Espaço Rock bar ficava na deserta e escura rua Hoffman, ali no número 723 no Bairro Santa Cruz. Por 10 anos, desde a inauguração em 2007 e o encerramento das suas atividades em 2017, esse foi o endereço mais underground da região do Barreiro. Seja na abertura do bar nas noites de sábado ou nas tardes de domingo, eles estavam lá, Graciano Lázaro, mais conhecido como Grá, Reginaldo e um monte de camisas pretas. Ocupavam desde cedo a varanda em telhado colonial, a calçada em frente ao bar e até mesmo a rua, eles estavam lá, davam uma outra tonalidade de cor ao fim de tarde no Barreiro.
Já na sua placa com o logotipo em azul, preto e branco temos o desenho da lendária guitarra da Gibson, a Flying V, lançada em 1958 e desenhada pelo então presidente da corporação Gisbon, Ted McCarty, visionário ele buscava uma guitarra com um designer mais moderno pra época. O Espaço Rock bar nasceu de uma visão, de um desejo de dois amigos, amigos de longa data, diga-se de passagem.
Graciano e Reginaldo que trabalharam juntos em uma empresa em Betim, tinham a ideia da abertura de um bar. Eles já se conheciam desde a adolescência, quando ainda corriam pelas ruas do Teixeira Dias, Milionários, Vila Cemig e Santa Cruz. Ambos, apaixonados por música formaram a banda Homo Sapiens e com a abertura do bar utilizavam esse espaço para expressar sua paixão pelo bom e velho rock n´roll.
Eles não sabiam ainda, mas estavam criando um espaço de oportunidades, um local de referência, onde os músicos da região do Barreiro mostrariam seus trabalhos ao público local.
Sabemos que o início de qualquer empreendimento é sempre difícil, e para a gestão de um bar não seria diferente, ainda mais com artistas e bandas na sua agenda. As vezes a demanda inicial de público não é a esperada ou em alguns casos excede as expectativas. Corre atrás de bebida ali, falta salgado, batata frita e feijão tropeiro aqui, mas era feito de coração, na raça mesmo. Isso tudo fez do Espaço Rock bar um local bem acolhedor, um ambiente para reunião de amigos e familiares.
Os vizinhos sempre atentos, logo notaram e olhavam com desconfiança nos primeiros anos de atividade. Mas a partir do momento que perceberam a seriedade do trabalho e o movimento que passou a agitar a rua Hoffman, antes deserta nos finais de semana, acabaram se acostumando com a ideia, com o som alto e a presença dos roqueiros de plantão.
As vezes que toquei no bar com a banda, Graciano e Reginaldo deixavam a gente sempre a vontade, aquela coisa de mineiro, a casa é sua, o palco é de vocês. E realmente era assim mesmo. A gente ficava sempre de boa tocando no Espaço Rock bar, e sempre a gente ouvia aquele, toca mais uma! O público sempre respeitou as bandas e artistas que passaram por lá. Em nenhum momento fui ofendido ou desrespeitado. O público apoiou sempre as músicas autorais, gostando ou não eles respeitavam a gente.
Com o passar dos anos o Espaço Rock bar foi ganhando público, credibilidade e bandas começaram a se destacar no seu palco. Já tinham lugar garantido na sua agenda bandas como a Ponto 80, Gordini 69, Seu Silva, Militia, Efecto, Locomotiva, Marcelo Villas (hoje Marcelo Rotta), Dona Odeteh, Black Stone, Thiago Cruz, Zé Pelin, Legião II, Consciência Suburbana, Sextrash e tantas outras que subiram naquele palco. Mas somente um nome subiu regularmente nesse palco desde do início, e era o próprio Graciano. Sempre acompanhado do seu violão e o Meteoro Jaguar de dois alto-falantes de 12″, esse seus fiéis escudeiros.
É bom lembrar que o Espaço Rock bar também recebeu alguns visitantes ilustres, passaram por lá artistas como banda Concreto, Ventania, Carne Nua, Andreas Kisser e Paulo Xisto (Sepultura) estes tomaram um gelada por lá e Podé (Tianastácia). Marcelo Rotta, artista aqui da região do Barreiro, em 2009 gravou um DVD no Espaço Rock bar, naquele momento ainda usava o nome artístico Marcelo Vilas. Ele já sabia da importância do espaço criado por Graciano e Reginaldo, e não perdeu a oportunidade de registrar seu trabalho ali.
Sempre atento as mudanças, Graciano e Reginaldo também organizavam transmissões de jogos dos campeonatos estaduais, nacionais e, claro, da copa do mundo. Nessas datas eles aproveitavam a oportunidade e colocavam bandas pra tocar após as transmissões.
Havia também eventos como festas de moto clubes, inclusive toquei em uma dessas com a banda Cuatro em 2015, organizada pelos motociclistas do Bizzorros do asfalto. Era aniversário do moto-clube e foi bom demais, com um ótimo churrasco, gente bonita e muita bebida por conta dos Bizzorros. Nesse dia ainda tocou a banda Dizzy Missy.
Durante os anos de atividade do Espaço Rock bar muitas vezes Graciano e Reginaldo abriram suas portas para eventos beneficentes, seja para arrecadação de alimentos ou em outras oportunidades para doações de roupas e agasalhos, lembro de também tocar em um desses eventos, acho que o ano era de 2015. Por estar localizado dentro de uma área residencial, o bairro Santa Cruz, eles sabiam das necessidades da comunidade através de seus clientes e amigos, e ao abrir as portas do bar para esses eventos solidários contribuíam para um melhor bem comum de todos.
Revendo algumas das fotos na página oficial do Espaço Rock bar no Facebook, sinto uma saudade enorme daqueles tempos de aglomeração, quando a gente ainda podia sair sem se preocupar, pra tocar ou ver uma banda ao vivo no palco.
Nas fotos percebo no sorriso de cada um a alegria desses momentos compartilhados, percebo a importância do convívio social e o real valor da troca de experiências. Esse ato de compartilhar de vivenciar a vida em sociedade nos torna mais humanos e desperta o melhor em nós, assim eu acredito.
Durante os 10 anos de atividade o Espaço Rock bar foi um pouco disso tudo, encontro de amigos, festas e comemorações de aniversários, o primeiro palco de várias bandas, o primeiro contato de muitos artistas com um público, ali cara a cara. Graciano e Reginaldo partilharam seu sonho com muitos desconhecidos que posteriormente tornaram-se amigos.
Nós que dividimos um dia esse espaço e palco, somos parte dessa história, e somos gratos por cada oportunidade que nos foi dada.
Obrigado Graciano e Reginaldo por nos deixar fazer parte desse sonho.
Obrigado a você que leu essa coluna, caso também tenha frequentado o bar e lembre-se de um momento que tenha vivido por lá, ou de uma banda que tenha se apresentado nesse espaço, deixe aqui seu comentário e partilhe sua história conosco.
Obrigado e até a próxima!
Ilustração em aquarela, Espaço Rock bar por: Douglas Tolentino
ótimos momentos recordados meste texto!!!
Lembro que fui no show do Ventania, sempre ouvia falar sobre o lugar. Queria ter aproveitado mais.
Com certeza nosso espaço do Rock no Barreiro, valeu Douglas.
Muito bacana!!!! 👏👏👏🤘
A Carne Nua tocou no Espaço duas vezes. Mas após eu ter estreitado uma grande amizade com esses camaradas sensacionais (Grá e Regis), fiz outros trampos por lá, fosse voz e violão com o meu parça da banda, fosse algum outro projeto ou participação no show de algum brother, me tornei um frequentador quase que assíduo. rsrs.
Bacana demais sua homenagem a esse lugar tão marcante e que em 10 anos de atividade se tornou tão icônico. Um forte abraço.
Toquei várias vezes nesse espaço maravilhoso!! Tempos Bom do Espaço Rock Bar. Fiz grandes amizades nesse espaço inclusive o Reginaldo e o Graciano. Saudade desse tempo.
Sou filha do Reginaldo passei a adolescência naquele bar trabalhei la virei noites com meus amigos, amava tudo aquilo. Me emocionei ao ler o texto pq relembrei tudo. Muito obrigada pelo carinho com que escreveu. Aquele lugar marcou uma época muito importante da minha vida. E saber que foi importante pra outras pessoas tbm é muito emocionante
Como não lwmbrar da nossa querida Viviane 💟 Eu particularmente lembro beeeeeem da época 2009-2010 quando estuda de manhã, fazia estágio a tarde e a noite e ia pro Bar sexta, sábado e domingo pra ajudar o CÚnhado hahaha Reginaldo. Twmpo bom… Não volta mais… Saudade…
Espaço muito bacana!! Faz muita falta!
Parabéns pelo texto, saudoso e conclusivo, o Espaço Rock Bar realmente representou isso tudo ao Barreiro e aos artistas de Rock sobre tudo regionais e pq não mundiais já que integrantes da gigante Sepultura marcaram presença, sou nascido e criado na rua Hoffman e amante de guitarra distorcida, então fui privilegiado de ter esse bar no ” quintal ” de casa, foram 10 anos inesquecíveis pra quem de fato frequentou!
Comemorei se não me engano 4 aniversários lá (Niver da Bruxinha), mas era minha segunda casa, lugar onde fiz amizades preciosas, conheci músicos maravilhosos.
Me divertia, tomava meu vinho, e sempre tive o carinho do Grá e do Regis, e dos funcionários que passaram por lá, agradeço pela oportunidade de bons momentos com a família mais rock in roll de BH.
Que ali não era só um bar de rock, era uma Família a qual sempre quando tinha oportunidades de fazer o bem fazia.
Ô saudades!!!!🤗 Aperta o peito!!!
Ótimo texto, me senti lá de novo.
Simplesmente uma das melhores fases da minha vida que me proporcionou várias amizades que cultivo até hoje. Saudade eterna. Um abraço ao Grá, ao Regis e a galera que participou dessa história.
Que saudades!!!
Também fui frequentador do bar Graciano Grande Amigo saudades daquela época boa
Tive a oportunidade de ver o início do Espaço Rock Bar. Grá e o Reginaldo conhecido nosso de longa data devido a cena cultural do Barreiro nos privilegiou com a oportunidade de tocarmos no bar além de todos nós da banda Morgana sermos clientes assíduos hehehe. Foram muitos momentos marcantes, encontros de amigos e familiares. O Espaço Rock Bar nos deixou muitas saudades! Foi o espaço do rock no Barreiro.
Nuh!!! Foi fantástico os momentos de diversão e laser e amigos que fiz la valeu de mais ESPAÇO ROCK BAR saudades sempre!!!
Bons tempos. Conheci o Espaço Rock Bar, através do grande amigo Erik.
Pirei logo de cara!. Espaço cultural democrático, underground, alternativo.
Tomava cerveja (600ml) no bico como se fosse long neck, foi lá que namorei hj a mulher que se tornou esposa.
Voltavamos pra casa dirigindo a 60km/h no anel rodoviário felizes da vida.
Obrigado, Reginaldo e Graciano!
Época Boa… Saudade… Momentos bons e bem vividos com os meus Pais, em especial meu Pai… Meu velho… Foi quem me ensinou à curtir um bom e velho Rock 🤘🏻
Belo Texto!!!
Melhor bar de rock da região do Barreiro ,tbm fiz várias amizades bacanas lá,bons tempos
Ia lá no comecinho…eles tinham um pc sem net,Aí a gente levava os CDs…não se sei hj eles são ,mas na época eles não eram muito fãs de Slipknot não…kkk
Eu fico muito feliz de ter participado em alguns momentos dessa família espaço rock Bar primeiro dia meu na casa foi na primeira apresentação da banda dona odedeteh e o melhor cheguei cedo e pode conversar muito Reginal e Gra e virei fã dos dois e ainda tenho esperança de um dia ver a família espaço junta de novo e quem sabe a reabertura do lacal muita saudades!!!!
Muita saudade de momentos memoráveis , o Espaço Rock Bar (báduRoqui) sempre nos nossos corações .
Toquei lá com três bandas diferentes . BlakBird , Nirvana tributo , e Ponto 80.
E tentei fazer alguns solos TB , e atrapalhava o show dos amiguinhos rsrsrs .
Aquele espectromam pra mandar a galera embora era triste , e sem saidera .
— Gra , me dá uma coxinha um kibe e uma KS.
Sem contar que alem da nossa casa , o Espaço TB foi local de ensaio da Ponto 80 no início .
Boas lembranças!
Saudoso Espaço Rock Bar! Show marcante q fui, foi do Questions, com abertura do Expurgo, duas das mais excelentes bandas do underground brasileiro.
Tenho muitas lembranças desse local, uma delas com muita saudade e carinho que e da minha irmã Viviane, que sempre esteve presentes nesses 10 anos de existência, com muita dedicação e carinho, com todos e ajudou Reginaldo a realizar esse sonho…
Passei muitos anos indo ao bar do rock, morava no Barreiro de cima, gostava muuuito mesmo .tinha muitas fotos no Orkut kkk qiem me dera poder recuperar, boas lembranças! 😊🇨🇭🤟🤟
Excelente o lugar.Tive a oportunidade de ver o Paulo Xisto ao vivo e a cores super de boas tomando uma gelada rsrsrs .Muitos momentos e muitas histórias….
Fiz muitas amizades excelentes músicas só tenho a agradecer o Graciano e compania pelos momentos bons que passei valeu galera.
Muito bom texto Douglas, e com certeza foi um espaço bacana, que gerou oportunidade pra muitos tocarem o bom e velho rock in roll, sucesso amigo.
Obrigado a todos pelos comentários e fico feliz por ter proporcionado tantas boas lembranças!
Abraços e até a próxima!
Fico feliz por através de um sonho compartilhar viver conhecer estilos e bandas alternativas e pessoas com o mesmo intuito divulgar esse som mais contagiante que existe ..o rock rolo e suas vertentes … abraço e boa lembranças a todos.. ALL right..