Rádio Rock Barreiro
Barreiro, a capital do mundo, onde o pôr do sol se funde nas cores do ipê rosa e amarelo, nos proporcionado um dos mais belos fins de tarde do Brasil. Nos milhares de quilómetros de fibra ótica que serpenteiam as ruas e bairros da nossa região, as vozes de Maclenio Alves, Graciano, Patricia Rosana, Denis Dias e Angélica Silveira, hoje ecoam das profundezas da Internet. A Rádio Rock Barreiro, em atividade desde 2015, vai além dos limites das montanhas de minério de ferro da Serra do Rola Moça, reproduzindo os clássicos do bom e velho rock n´roll, mas sempre antenada com as novidades desse ritmo que embala nossas cabeças flutuantes desde a década de 40.
Entretanto, antes de falarmos de rádio, é necessário voltarmos no tempo, até o século XIX para ser exato. Sendo assim, foi somente no ano de 1885 que, através dos estudos do alemão Heinrich Rudolf Hertz, foi possível conhecermos as ondas de rádio.
Físico e professor na universidade de Kiel em Berlim, foi durante suas pesquisas realizadas com bobinas e faiscadores ligados que, ao produzirem uma luminosidade entre ambas as partes, ele percebeu que uma segunda faísca, essa gerada nos faiscadores, era o resultado da propagação de ondas eletromagnéticas. Dessa forma, suas descobertas foram fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias como o radar, rádio e a televisão.
Avançando um pouco mais nessa linha do tempo, aqui no Brasil a primeira transmissão de rádio ocorreu no primeiro centenário da proclamação da independência, no dia sete de setembro de 1922. Inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa, a transmissão ocorreu na capital Rio de Janeiro, com um discurso ao vivo e trechos da opera “O Guarany” sendo executada. Para a realização do evento, um transmissor de 500 watts foi instalado no alto do Corcovado, direcionando as ondas de rádio a cerca de oitenta receptores espalhados pela capital carioca.
A história do rádio é a de um influenciador absoluto, e até hoje ainda exerce esse poder, em menor escala. Com isso o rádio criou modas, facilitou o cotidiano das pessoas, é informativo e passou a ser um companheiro no dia a dia. Assim, para atrair e manter seus ouvintes, criatividade não faltava. Dessa forma, havia programas de calouros, as famosas radionovelas, programas de auditório e humorísticos. Eram sucessos de audiência, famílias inteiras se reuniam em volta do rádio para ouvir sua programação diariamente. Uma das histórias mais famosas sobre o poder do rádio é um fato real que ocorreu na costa leste dos Estado Unidos em trinta de Outubro de 1938. Nessa noite a programção musical da rádio CBS foi interrompida por um jovem ator e diretor de cinema, ainda pouco conhecido, Orson Welles. Ele dramatizou parte do livro de ficção científica Guerra dos mundos, do inglês Herbert George. Orson adaptou de forma soberba uma invasão marciana ao vivo, com seres interplanetários que chegavam em naves que percorreram o espaço infinito, afim de conquistar o planeta terra. Durante uma hora ele narrou essa invasão alienígena, isso levou toda a Costa dos país a um delírio coletivo de que uma invasão extraterrestre realmente estava acontecendo. Há relatos oficiais coletados pela polícia de pessoas que saíram de suas casas e disseram que realmente viram os discos voadores. Outros depoimentos narram que cidadãos estadunidenses pegavam em armas e atiravam a esmo para céu na escuridão daquela noite de pânico e loucura. Espicialistas e estudiosos da área da comunicação consideram esse um dos episódios mais impactantes do século XX relacionado à mídia no rádio.
Mas, de volta ao Barreiro, muita coisa coisa mudou desde o século passado. A Rádio Rock Barreiro, por exemplo, é trasmitida via internet, sendo uma rádio digital, que utiliza a tecnologia de streaming. Sendo assim, Maclenio Alves, criador e apresentador, criou a rádio com o intuito de poder compartilhar com os amigos o gênero musical que tanto ama, o rock n´roll. Sendo essa uma alternativa de entretenimento pessoal que já dura mais de 5 anos, e que aos pouco vem conquistando um público cada vez maior. Os amigos compartilham o link do aplicativo, disponível no Google Play e Apple Store, dão sugestões, pedem músicas e acompanham a programação, que hoje é diária.
Dessa forma, a rádio conta com os programas Rock na veia, apresentado por Maclenio, o Nos trilhos do rock, apresentado por Graciano, o Lets rock autoral, com a queridíssima Patricia Rosana, programa esse que é voltado para bandas autorais. E na programação da rádio ainda temos o programa Rock esporte, apresentado por Denis Dias, unindo o melhor do rock com as notícias e análises do futebol nacional, e pra fechar, o Flash Movie, com a apresentadora mais recente da rádio a Angélica Silveira, pra curtir aquela trilha sonora daquele filme que marcou época.
Assim, as ondas da Rádio Rock Barreiro hoje se propagam no oceano infinito da internet e está ao alcance de um clique. Por isso, acesse o Google play ou a Apple store, baixe o aplicativo para obter a rádio e aumente o som!
Agora, para encerrarmos, veja a seguinte notícia: “Recentemente astrónomos holandeses publicaram na revista científica Nature, a captação de um forte sinal de ondas de rádio enviadas do espaço profundo. O sinal conforme foi rastreado, teria surgido de uma galáxia espiral a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra”. Seriam esses, sinais de eventos cósmicos propagando sua onda pelo espaço infinito, ou quem sabe um sinal de uma possível vida extraterrestre inteligente? Mas isso é tema para abordarmos em uma outra oportunidade.
Obrigado a você que acompanha o Barreironline e curte essa coluna. Caso tenha gostado do texto, deixe seu comentário e compartilhe com seus familiares e amigos.
Obrigado e até a próxima!
Douglas Tolentino
Imagem: Douglas Tolentino
Parabéns Douglas por mais um texto!
Seu trabalho é muito bem feito.
Grande abraço!
Parabéns top….
Muito bom ……….top de maisssssssssssss cara vc e foda faz o texto virar filme ate viajei agora kkkkkkkkkk Parabens ,
abraços
Texto impecável…..
As ondas do rádio, sempre será as melhores frequências!!!!
Obrigado a todos pelos comentários, até a próxima!