Saúde mental em tempos de COVID-19
A pandemia de COVID-19 mudou radicalmente nossas vidas. O “novo normal” chegou sem pedir licença, impondo outras rotinas, formas de relacionamento, distanciamento social e necessidades de cuidado. O enfrentamento à COVID-19 gera medo e preocupação sobre a própria saúde e dos familiares, alterações de sono e alimentação, dificuldade de concentração, agravamento de doenças crônicas e aumento do consumo de álcool, fumo e outras drogas. Crises de ansiedade e picos de estresse tem sido mais frequentes e afetam negativamente a eficiência do sistema imunológico. Por isso, além da saúde física, é necessário darmos atenção especial também à saúde mental. Então, siga algumas dicas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Sociedade Brasileira de Psicologia:
– Informação filtrada e com moderação: reduza o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse e busque informações apenas de fontes confiáveis. Cuidado com boatos e “fake news”.
– Equilíbrio é a chave: além dos cuidados preventivos da COVID-19, inclua em sua rotina momentos de relaxamento e atividades que tragam a sensação de bem estar.
– Pessoas precisam de pessoas: aproveite este momento de mudanças para fortalecer laços de afeto com amigos e familiares: ensine algo novo a seus filhos, mande uma mensagem, faça uma chamada de vídeo, leia para alguém. Faça-se presente mesmo que à distância.
– Saúde física em dia: faça exercícios físicos em casa, tente manter uma dieta equilibrada, beba bastante água e evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco.
Caso esteja difícil lidar com a sobrecarga, ansiedade ou frustrações, procure ajuda profissional ou ligue para o número188, do Centro de Valorização da Vida.
Imagem: Designed by user18526052 / Freepik