For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
Apresentações virtuais de slam são destaque no Circuito em Casa

Apresentações virtuais de slam são destaque no Circuito em Casa

Modalidade de poesia urbana que reúne ritmo, rima e criatividade estará presente na programação da iniciativa, que integra o Circuito Municipal de Cultura; na tela, artistas de diversas regionais de BH apresentam seus olhares sobre a cidade e a arte em tempos de quarentena.

São muitas as identidades culturais e manifestações artísticas em Belo Horizonte. Muitas as realidades e os caminhos de conexão entre o centro e as diferentes periferias da capital mineira, que reúne a terceira maior região metropolitana do Brasil e sétima da América Latina. Em tempos de distanciamento social, diante da pandemia da Covid-10, as diferentes expressões presentes nas regionais de Belo Horizonte têm a chance de confluência no projeto “Territórios Culturais”, que integra o Circuito Municipal de Cultura. A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

Desta quarta até a sexta-feira (dias 1º a 3), a programação conta com apresentações online de slam, a batalha de poesia urbana que cresceu e se desenvolveu na última década em todo o mundo.  Em duplas, poetas e MCs de várias regiões da cidade dividem a tela em enfrentamentos líricos, improvisos, provocações e declamações sobre temas como a realidade social nas cidades brasileiras, as identidades raciais, a cultura das periferias, os sentimentos e acontecimentos da vida da juventude. O slam tornou-se gênero marcante em Belo Horizonte, cidade que já tem forte tradição de poesia urbana a partir do hip-hop e das batalhas de improviso nacionalmente conhecidas do viaduto Santa Tereza. Em 2018, a poetisa mineira Pieta Poeta tornou-se campeã nacional de slam e representou o Brasil no campeonato mundial do estilo na França.

As transmissões, nesta quarta, quinta e sexta-feira, acontecem sempre às 22h e serão realizadas simultaneamente pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube, página do Circuito Municipal de Cultura no Facebook e Perfil do Circuito Municipal de Cultura no Instagram.

ARTISTAS E TERRITÓRIOS PARTICIPANTES

O primeiro encontro, na quarta-feira (1º), terá como destaque Douglas Din, da Vila Fátima, um dos principais MCs do Brasil na atualidade, duas vezes campeão nacional do Duelo de MCs e com três álbuns lançados. Ele se apresenta ao lado de EdyX MC, fundador do Projeto Preto Livre, articulador cultural e ativista do movimento Hip-hop e de Koquin CCT, poeta, produtor, beatmaker e representante do bairro São Bernardo.

Na quinta-feira (2), o desafio traz a poetisa e MC Iza Reys, do Bairro das Indústrias, que iniciou a sua trajetória nas batalhas de slam em 2017, no Slam Clube da Luta, e em 2019 já ocupava a sexta colocação na competição nacional de poesia falada. Os outros destaques são Lucas Oliveira Miranda (Da Lua MC), slammer, MC, compositor e presidente do Coletivo RLN, além de Weslley Matos, conhecido como Matos, artista representante do bairro Salgado Filho, na Zona Oeste de BH.

MC Iza Reys – Foto Sergio Silva

Encerrando a ação Territórios Culturais desta semana, enfrentam-se na tela, na sexta-feira (3), Carolina Fernandes, arte-educadora, trancista, bgirl e circense do bairro Zilah Spósito, vencedora da 1° edição Slam do Coletivo Artigo das Crias; Adriely Werneck, artista, estudante de licenciatura em Artes Visuais, poetisa e professora representante do bairro Lindeia-Regina; além de Michael Pepe, produtor do projeto Funk no Mapa da Cultura, integrante do Coletivo da Juventude, compositor e instrumentista do bairro Jardim Guanabara.

Adriely Werneck – Foto Priscilla Pitt

TERRITÓRIOS CULTURAIS

Desde seu início, no fim de 2019, o Circuito Municipal de Cultura busca vascularizar os percursos possíveis entre as diferentes manifestações artísticas da cidade de forma descentralizada. O projeto “Territórios Culturais”, que integra a programação esta semana, visa ampliar a atuação do Circuito nas nove regionais da cidade, considerando novos formatos frente à pandemia da Covid-19. As ações foram criadas a partir da escuta realizada nos grupos de mobilização nesses territórios e promovem a valorização dos artistas locais nas mais variadas linguagens contemporâneas e tradicionais e estimulam o diálogo geracional, reconhecendo, interagindo e integrando culturas territoriais.

SOBRE O CIRCUITO EM CASA

O Circuito em Casa, etapa online do Circuito Municipal de Cultura, tem o objetivo de promover o acesso à cultura em Belo Horizonte, durante a pandemia da Covid-19, ampliando os esforços para que a população fique em casa, conforme as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. A programação foi montada a partir das atividades que já estavam previstas para ocorrer no Circuito e suspensas em razão do período de distanciamento social. Nesse sentido, o Circuito em Casa busca fortalecer a presença dos bens culturais para a população das diferentes regiões da cidade, assim como manter o intercâmbio e a qualificação da cena artística de Belo Horizonte durante o isolamento.

O projeto foi cuidadosamente desenvolvido, a partir das recomendações dos especialistas da saúde, de forma a reforçar o isolamento e proteger os envolvidos. Todos os artistas estão sendo orientados remotamente pela produção do Circuito, com as medidas necessárias contra o contágio do Coronavírus e a formatação de cada apresentação conforme as exigências sanitárias de prevenção à pandemia. Além disso, em todas as apresentações do Circuito em Casa, os artistas veicularão mensagens de conscientização ao público, visando ampliar o combate à Covid-19 em Belo Horizonte.

SERVIÇO

Territórios Culturais – Desafios de Slam
Circuito em Casa – Etapa online do Circuito Municipal de Cultura
Data: 01/07 a 03/07
Mídia: youtube.com/canalfmc
instagram.com/circuitomunicipaldecultura
facebook.com/ circuitomunicipaldecultura

Consulte a programação completa no site: circuitomunicipaldecultura.com.br

 

deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top